O aluno noturno tem ritmo diferente |
Ano passado em conversa com uma excelente criatura, coordenadora do Parfor, uma das mais competentes e queridas professora da UFRA, surgiu uma ideia maravilhosa. Os alunos noturnos que estariam precisando recuperar disciplinas pendentes, poderiam refazer, assistir a aula, no PARFOR.
Vejam meus amigos e colegas, é uma saída para quem trabalha e estuda à noite, e nos fins de semana iria recuperar a disciplina. Pois a oportunidade que a Universidade nos dá é a de só fazer as provas, não dando nenhuma chance ao aluno de aprender o que realmente não aprendeu.
Muitos alunos, através da orientação dessa coordenação do PARFOR foram assistir aulas e adoraram as aulas, e o que é mais importante, seus aproveitamentos foram ótimos, é só verificar suas avaliações.
Afinal, o que é o PARFOR?
O PARFOR é um curso que a UFRA abraça, que tem como missão principal formar professor da rede pública estadual. Gente que já está anos na estrada, e não teve oportunidade de obter chance de absorver o conhecimento, que leciona para seus alunos no interior sem quaisquer tipo de reciclagem.
Vi pessoas que chegavam de todos os recantos do Estado, de moto, bicicletas, em caronas, pois nas férias não havia ônibus na UFRA. Vi gente entusiasmada em aprender a programar, fazer algoritmo. Até blog eles tem. Do curso formou-se uma família, elevando ainda mais o nível social de cada um.
Senhores,
Segundo o nosso Reitor, ontem na semana do calouro, afirmou que mais de 1.600 alunos hoje, estão fazendo o PARFOR, os curso de Pedagogia, Ciências Naturais e Informática.
Quando inicia o ano, o que recebo de informação é muito triste, nossa Coordenadora, a brilhante e humana professora, já não está mais na função. E o que é pior, não é válido ao aluno que está devendo disciplina, refaze-la pelo PARFOR.
Eu vos pergunto. Então o PARFOR é um conhecimento menor. Que eu saiba não, pois o que se observou, foi a presença de professores de altíssima qualidade, inclusive alguns que ministram disciplinas no curso regular, à noite.
Ao dizer NÃO ao PARFOR, então quem está devendo disciplina, trabalha de dia, faz as disciplinas do semestre normal a noite. Como irá se recuperar? Terá que ficar na Universidade por mais tempo? não seguir sua turma. Isso é um castigo muito cruel. - o Não passar na disciplina faz parte do jogo do saber, é claro, tem que refazer. Mas, como?
Reflitam! Quando o aluno irá ter tempo para aprender o que não aprendeu? Pois só fazer a prova, é uma grande cilada, se ele não aprendeu assistindo aula com o professor, porque algo houve, dúvidas ficaram no ar. Então, reflitam.
Se não existe no regulamento. Façam um regulamento novo, que ajude o aluno a se formar e o melhor que isso, se formar sabendo o conteúdo.
Agora, que é uma grande injustiça é, não dá oportunidade do aluno de se recuperar, de se recuperar em tempo, seguindo sua turma. O que vejo é só esse tipo de resposta. Ele não estudou, que se dane, que faça agora só a prova. Acho que não é por aí. Disso o mundo está cheio.
Que pena que vivemos num mundo tão simples, com pessoas complicadas!
Um abraço,
Izaias Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário