CARTA ABERTA AO POVO ACADÊMICO
CARTA DE FEVEREIRO DE 2012
Senhores Professores,
Ilustres Colegas de Academia,
Senhoras e Senhores
Nosso Respeito,
Nossa Admiração,
Nossos Cumprimentos.
Nós, representantes da Primeira Turma de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA - Turma de 2009, a quem denominamos carinhosamente de "Águias do Saber", em seu último ano de curso, vimos comunicar a todos aos nossos colegas acadêmicos e ao público em geral, acontecimento que fere aos que primam pela saúde educacional de nosso Estado do Pará e o sério risco das escolas públicas de perecerem atropeladas pelo progresso tecnológico que já existe, com essa venda absurda, nos olhos do nosso sistema educacional. Procuramos isolar o nosso coração do problema que nos cerca, porém ele insiste em permanecer de joelhos, diante das perspectivas de um futuro incerto ao Professor de Computação. Vamos aos fatos.
01 - Em 13.02.2012 (segunda-feira), em conversa com o professor Edmilson Rodrigues, Deputado Estadual da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, nos trouxe notícia muito importante, objeto de seu discurso, na ocasião da "Abertura da Semana do Calouro" ao grupo de novos acadêmicos da UFRA de 2012. Sobre o seu projeto apresentado na ALEPA. Para quem não tem conhecimento do referido assunto, transcrevemos abaixo:
Dep. Edmilson Rodrigues |
A justificativa expressa no projeto de lei destaca que "dotar o estudante estadual da capacidade de lidar com a tecnologia na área da informática e dos computadores é fator importantíssimo na busca de conhecimento que servirá de subsídio para vários outros ramos de seus interesses". Além disso, o deputado alerta para o fato de muitos alunos serem carentes de recursos e de informações nessa área, que está cada vez mais sendo exigida pelo mercado de trabalho. "Hoje há um reconhecimento da importância estratégica da educação e das tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento do ser humano", diz o deputado no documento.
(fonte:http://somostodosedmilson.blogspot.com)
(fonte:http://somostodosedmilson.blogspot.com)
As informações que obtivemos do nosso representante, não foram nada boas, pois o projeto de Lei está aguardando votação plenária. E, o pior, com parecer contrário do Deputado Martinho Carmona, por questões técnicas, alegando que a ação proposta, tem que partir do Executivo, ou seja, de uma decisão da Governadoria do Estado.
Profº Paulo Carvalho Coordenador do Curso |
Em dias de votação sobre este tema, me comunique que irei mobilizar nossos alunos para marcar presença nas galerias da Assembleia Legislativa.
Tomo a liberdade de sempre repassar suas informações para nossos alunos e professores pois, acredito eu, estaremos nos mobilizando cada vez mais."
02 - Registramos aqui e agradecemos o estímulo, em seu discurso na Semana do Calouro 13/02, e ao tratamento especial a nossa turma LC-2009, do professor Sueo Numazawa, Magnífico Reitor da Ufra, e sua manifestação de tristeza por nos informar da situação em que se encontra o projeto, que tanta esperança trouxe, ao Curso de Licenciatura de Computação da UFRA;
03 - As escolas estaduais recebem hoje equipamentos, laboratórios, devido as grandes inovações tecnológicas, mas, esses laboratórios estão fechados, e quando forem utilizados por profissionais habilitados em Educação Computacional, correm o risco de se tornarem verdadeiros depósitos de tecnologia ultrapassada;
04 - O Mercado de Trabalho clama por profissionais Licenciados em Informática, mas as Escolas Públicas Estaduais, sem a disciplina regulamentada, nem sequer concurso público pode realizar para a contratação;
05 - Não podemos esquecer também do desnível escolar que já está ocorrendo em relação a educação do aluno da escola pública estadual, diante de modernas escolas particulares. Há escolas que já doam o equipamento mediante matrícula;
06 - Enquanto o Governo Federal estimula através de projetos e fornecimento de equipamentos, laboratórios, Internet mais veloz, para que haja no País maior avanço tecnológico, o nosso Estado corre sérios riscos de ficar na contra mão da história mais uma vez.
Diante dos fatos, convocamos todas as pessoas que lutam pela melhor educação e da qualidade tecnológica aos estudantes da rede pública de ensino, no estado do Pará. Sugerimos que a partir de 08.03.2012 (Dia da Mulher), estaremos expedindo um "Abaixo Assinado", onde pediremos assinatura e apoio público, principalmente de:
01 - Nossos Representantes no Parlamento Estadual, Bancada Federal, Senado da República, registrando sempre seus posicionamentos sobre o assunto;
02 - Nossa Presidente da República Dilma Rousseff, ao Exmo. Senhor Ministro da Educação Aloizio Mercadante e ao Exmo. Senhor Ministro da Cultura Ana de Hollanda;
03 - As Universidade Federal, Estadual na pessoa de seus dirigentes e docentes;
04 - Aos veículos de comunicação de massa, jornais, revistas, rádio, televisão e as redes sociais;
05 - Ao Exmo. Senhor Governador do Estado do Pará, Simão Jatene, em sua autoridade de decisão sobre o assunto;
06 - Ao Exmo. Senhor Secretário de Estado de Educação Claudio Cavalcante Ribeiro;
07 - Que sejam mobilizados os nossos colegas acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação da UFRA, turmas de 2010, 2011 e 2012;
08 - Pedir apoio dos nossos professores, e demais acadêmicos de outros cursos da UFRA;
09 - Apoio aos colegas do Curso de Informática do PARFOR;
10 – Aos familiares dos alunos que possuem seus filhos matriculados em escolas públicas estaduais, aos colegas professores das escolas públicas estaduais e ao povo em geral.
Quero salientar que esta nossa luta será extremamente árdua, cada degrau da sua ascensão será conquistado com muita perseverança e coragem. Mas, acima de tudo, creiam será com extraordinária obstinação.
Um abraço fraterno,
Izaias Aguiar
É com imensa satisfação que vejo esta iniciativa de sensibilizar nossos ilustres governantes para a importância do ensino de Informática nas escolas de ensino básico do Pará.
ResponderExcluirVamos todos nos unir neste ideal pois os maiores beneficiados serão aqueles que se encontram nas escolas públicas que, certamente, é uma parcela bastante carente da Sociedade.
Caros colegas professores, servidores, dirigentes e alunos da UFRA, especialmente os alunos de licenciatura em Ciências da Computação, parabéns pela iniciativa do movimento em prol da inclusão do ensino de informática no sistema de ensino e pelo reconhecimento da profissão junto ao sistema.
ResponderExcluirO professor Paulo Roberto já deve ter informado que na próxima semana o Secretário de Promoção Social NIlson Pinto irá nos receber em audiência para tatar do tema. O Reitor Sueu já copnfirmou presença. A presença da representação estudantil na audiência é importante. Saudações. Professor Deputado Edmilson Rodrigues