28 de dez. de 2011

PROPAGANDA HIPÓCRITA...

Todos os dias escutamos dos noticiários, casos de imprudência no trânsito  ocasionado pelo o uso indevido de bebidas alcoólicas. Milhares de pessoas diariamente em todo o Brasil, morrem vitima de acidentes , deixando famílias órfãs  de pai, mãe , filho ou irmão.
Em minha opinião a tal propaganda “ BEBA COM MODERAÇÂO ‘‘, só tem mascarado  a questão das elevadas (e crescentes) taxas de mortalidade e de  morbidade relacionadas aos acidentes de trânsito registrados neste país. Lógico que existe aspectos  conflitantes de interesses da indústria e do comércio das bebidas alcoólicas e os da saúde e segurança  das pessoas, além dos econômicos pelo lado da arrecadação e dos empregos gerados e, por outro lado,  os  prejuízos em vidas humanas – imensuráveis – e materiais.
         É evidente de que os abusos de álcool são responsáveis por sérios agravos para  Saúde, além das conseqüências e prejuízos para família, para as empresas e para a comunidade em  geral. As diversas formas de manifestação de violência urbana têm no abuso de bebidas alcoólicas um dos principais fatores: acidentes de trânsito, de trabalho, domésticos, atos de agressão pessoal contra  outrem, contra mulher, contra si próprio (suicídio) e homicídios. Todos  sabem que um grande número de mortes secundárias aos acidentes de trânsito se deve a influência do álcool (colisões, atropelamentos...)
        Eu não consigo entender  a posição contraditória, ao estimulo ao consumo de cerveja veiculado, claramente, através das matérias de publicidade,  na mídia em geral; com a presença de um determinado artista, praia, mulher bonita, alegria contagiante etc. e se do outro lado da teve, um pai de família ou  uma família inteira  morre combinando o álcool com a direção. Dentro desta realidade vem Atal propaganda de conscientização  puramente hipócrita.
        Nesta analise percebe-se que é preciso ter apenas propagandas de orientação e de consciência, não é a tal moderação que vai evitar morte daqueles que amamos e sim a criação de uma lei forte suficiente, proibindo a veiculação de propagadas estimulando o uso do álcool de forma aberta para a nossa juventude a exemplo da proibição das propagandas do  consumo  do cigarro.
Neste final de ano, vale ressaltar  cuidado  com álcool , o que vai ficar para traz é o ano de 2010 e não a sua vida. Se possível repasse está mensagem.

Nesta mensagem compartilho o vídeo da Jaqueline, uma linda moça que sofre as conseqüências da imprudência de quem não pensou que iria  dirigir depois de beber.

Não quero escandalizar e fazer parte de quem usa as redes sociais mostrando imagens cruéis  de cachorro morto sanguentado outra imagem parecida.  Estou aqui apenas para conscientizar a todos como um erro pode causar uma grande dor. Todos os dias escutamos dos noticiários, casos de imprudência no trânsito  ocasionado pelo o uso indevido de bebidas alcoólicas. Milhares de pessoas diariamente em todo o Brasil, morrem vitima de acidentes , deixando famílias órfãs  de pai, mãe , filho ou irmão.
Em minha opinião a tal propaganda “ BEBA COM MODERAÇÂO ‘‘, só tem mascarado  a questão das elevadas (e crescentes) taxas de mortalidade e de  morbidade relacionadas aos acidentes de trânsito registrados neste país. Lógico que existe aspectos  conflitantes de interesses da indústria e do comércio das bebidas alcoólicas e os da saúde e segurança  das pessoas, além dos econômicos pelo lado da arrecadação e dos empregos gerados e, por outro lado,  os  prejuízos em vidas humanas – imensuráveis – e materiais.
         É evidente de que os abusos de álcool são responsáveis por sérios agravos para  Saúde, além das conseqüências e prejuízos para família, para as empresas e para a comunidade em  geral. As diversas formas de manifestação de violência urbana têm no abuso de bebidas alcoólicas um dos principais fatores: acidentes de trânsito, de trabalho, domésticos, atos de agressão pessoal contra  outrem, contra mulher, contra si próprio (suicídio) e homicídios. Todos  sabem que um grande número de mortes secundárias aos acidentes de trânsito se deve a influência do álcool (colisões, atropelamentos...)
        Eu não consigo entender  a posição contraditória, ao estimulo ao consumo de cerveja veiculado, claramente, através das matérias de publicidade,  na mídia em geral; com a presença de um determinado artista, praia, mulher bonita, alegria contagiante etc. e se do outro lado da teve, um pai de família ou  uma família inteira  morre combinando o álcool com a direção. Dentro desta realidade vem Atal propaganda de conscientização  puramente hipócrita.
        Nesta analise percebe-se que é preciso ter apenas propagandas de orientação e de consciência, não é a tal moderação que vai evitar morte daqueles que amamos e sim a criação de uma lei forte suficiente, proibindo a veiculação de propagadas estimulando o uso do álcool de forma aberta para a nossa juventude a exemplo da proibição das propagandas do  consumo  do cigarro.
Neste final de ano, vale ressaltar  cuidado  com álcool, o que vai ficar para traz é o ano de 2010 e não a sua vida. Se possível repasse está mensagem.

Nesta minha mensagem compartilho o vídeo da Jaqueline , uma linda moça que sofre as conseqüências da imprudência de quem não pensou que iria  dirigir depois de beber.

Não quero escandalizar e fazer parte de quem usa as redes sociais mostrando imagens cruéis  de cachorro morto sanguentado outra imagem parecida.  Estou aqui apenas para conscientizar a todos como um erro pode causar uma grande dor.
Fonte: Autora: Dra. Lubia Mariana Rodrigues – Assistente Social, UFPA e Neuropsipedagoga.

25 de dez. de 2011

CE aprovou em 2011 projetos que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino no país


23/12/2011 0:20,  Por Agencia Senado
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) votou durante o ano de 2011 dezenas de proposições que trazem importantes contribuições para a melhoria da qualidade da educação no país, tanto a oferecida em instituições públicas quanto privadas.
Entre as matérias que trazem esses benefícios, destacam-se dois projetos de autoria do ex-senador Wilson Matos: um deles aumenta dos atuais 75% para 80% a frequência mínima exigida para aprovação dos alunos da educação básica, e o outro aumenta de 800 para 960 horas a carga horária mínima anual para o mesmo nível escolar.
A CE também aprovou proposição que obriga as escolas de educação básica, no caso de falta de professores, a manter em suas dependências os alunos menores de idade, independentemente do turno de suas matrículas. O texto substitutivo (Substitutivo, é quando o relator de determinada proposta introduz mudanças a ponto de alterá-la integralmente, o Regimento Interno do Senado chama este novo texto de “substitutivo”. Quando é aprovado, o substitutivo precisa passar por “turno suplementar”, isto é, uma nova votação. apresentado pelo relator, senador Aloísio Nunes (PSDB-SP)), determina que os alunos sem professores recebam atividades complementares de ensino durante o tempo livre, “respeitando-se a faixa etária e os componentes curriculares previstos na proposta pedagógica”.
“É imprudente, indevido e equivocado que alunos de educação básica sejam encaminhados para suas casas quando há falta de professores, muitas vezes sem que os pais ou responsáveis sejam comunicados”, argumentou o relator em seu voto favorável ao projeto, aprovado em setembro da CE.
Alimentos saudáveis
A CE aprovou matéria de autoria do ex-senador Sérgio Zambiasi que estimula o consumo, nas escolas, de frutas, legumes e verduras e restringe a oferta de lanches com alto teor de gordura, açúcar e sal.
‘Bullying’
Outro projeto, do senador Gim Argello (PTB-DF), incluiu entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino a promoção de ambiente escolar seguro e a adoção de estratégias de prevenção e combate ao bullying.
Bibliotecas públicas
Proposta aprovada, de autoria do presidente José Sarney (PMDB-AP), prevê a destinação de todos os livros e publicações novos editados no país não apenas à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, como se dá atualmente, mas também à Biblioteca Nacional de Brasília, às bibliotecas públicas estaduais e do Distrito Federal e às bibliotecas públicas dos países de língua portuguesa.
Livros didáticos
A comissão aprovou ainda projeto que institui novos critérios para a seleção de material didático a ser distribuído na rede publica de ensino. O autor, senador Paulo Bauer (PSDB-SC) justificou sua proposta em face da série de denúncias contra programas de aquisição de livros didáticos pelo governo federal reveladas no primeiro trimestre de 2011. Ele argumentou que houve casos de livros com conteúdos duvidosos e informações incorretas que passaram pelo crivo da avaliação do Ministério da Educação.
Regulamentação de profissões
A CE durante o ano de 2011 aprovou vários projetos que regulamentaram profissões importantes no país, tais como a de profissional de estética; a de historiador; e a de Disk Jockey.
Professores
Dois projetos aprovados pela CE beneficiaram os professores. Um deles, de autoria da então senadora Fátima Cleide, permite ao professor que exerce a docência em tempo integral dedicar metade desse tempo em atividades de estudo, planejamento e avaliação. O outro, inclui entre os objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia os cursos de formação de profissionais de educação em nível médio e superior. 
Audiências Públicas
Durante o ano de 2011, a CE realizou dezenas de audiências públicas. Entre elas destaca-se a reunião que contou com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, para discutir os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como os rumos da escola pública de ensino médio.
Em sua exposição, Fernando Haddad citou dados comprovando a melhoria da qualidade do ensino fundamental no país, mas admitiu, no entanto, que o ensino médio precisa de mais atenção.
- Se é possível afirmar hoje que o ensino fundamental respondeu aos estímulos governamentais, no caso do ensino médio os avanços têm sido mais tímidos do ponto de vista da qualidade – reconheceu Haddad.
A comissão ouviu ainda o jornalista investigativo britânico Andrew Jennings que durante sua explanação aos senadores recomendou a governo brasileiro solicitar ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, tornar público relatório final da Justiça da Suíça no qual constaria uma confissão do dirigente de que teria recebido propinas em contratos de marketing relacionados ao futebol.
Outras audiências realizadas pela CE tiveram como tema a educação especial; o Plano Nacional de Educação; o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar; e o uso democrático da Ciência para Transformação Social e Econômica do Brasil com a participação do cientista Miguel Nicolelis, criador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lilly Safra.
Laércio Franzon / Agência Senado
Fonte: Correio do Brasil – Ano XI – 4376 - http://correiodobrasil.com.br/

Avaliar um aluno é preciso muito preparo...


O aluno passa por um processo de avaliação constante durante o período escolar. Atualmente ainda existem educadores que consideram o momento da avaliação somente ao aplicar as tão antigas “provas”. O educador que está sempre em busca do crescimento profissional, sabe que na realidade é tudo bem diferente.
Você enquanto educador, já parou para pensar o que engloba a avaliação e o porquê de se avaliar um aluno?
Pois bem. Eis a questão a se refletir, educadores!
Em uma concepção pedagógica mais moderna, a educação é concebida como experiência de vivências múltiplas, agregando o desenvolvimento total do educando. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas a prática de investigação, mas deve também, questionar a relação ensino-aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Os erros são tidos como pistas que demonstram como o aluno está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que estão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão destes.
Ao avaliar um aluno, é possível verificar o que os alunos conhecem sobre um determinado conteúdo, orientando o professor de forma que possa planejar as atividades de acordo com as dificuldades dos alunos. Tal procedimento favorece o avanço de cada um deles durante o ano letivo.
A avaliação inicial é fundamental em qualquer disciplina e o ideal é que o professor coloque o aluno em contato direto com o conteúdo a ser ensinado, proporcionando a ele mobilizar e utilizar seus conhecimentos.
É papel também do professor, conhecer seus alunos evitando que venha ensinar o que elas já sabem ou até mesmo ensinar o que não são capazes de entender. Ou seja, é uma questão complexa que deve ser tratada com bastante cautela.
Considera-se que uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos.
É fundamental que o educador tenha domínio da heterogeneidade de conhecimentos existentes em sua turma, pois através desta referência, poderá elaborar estratégias de ensino, bem como poder acompanhar a evolução coletiva e individual de suas turmas.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Orientações- Educador - Brasil Escola

19 de dez. de 2011

ENTREVISTA NA RÁDIO LIBERAL DIA 18-12-2011



Entrevista na Rádio Liberal FM, com a turma Águias do Saber" da UFRA, após o sorteiro do dia 16.12.2011.
Vivas e Emoções, tomaram conta do momento.

MENSAGEM DA PRÓ - REITORIA DE ENSINO

Turma
Encaminho o e-mail do pró-reitor de ensino da UFRA professor Orlando Tadeu Souza
att
Decíola


Pela segunda vez consecutiva, concluintes de Ufra foram sorteados pela Rádio Liberal FM no concurso "Tudo para sua formatura". No ano passado foi a turma B do curso de Agronomia e este ano o curso de Licenciatura em Computação. É uma premiação significativa pois banca todos os custos da formatura. No ano passado o prêmio foi da ordem de R$ 70.000,00. O que foi mais interessante é que a turma de Agronomia doou tudo o que até então tinham arrecado para a população ribeirunha durante o Natal.
Estou enviando este e-mail a todos os coordenadores de cursos para que incentivem os seus concluintes a participarem do concurso. Quem sabe outros concluintes da Ufra também poderão ter a sorte de serem sorteados e terem as despesas da festa significamente diminuidas.
Parabéns aos concluintes do Curso de Licenciatura em Computação!

Turma: Obrigado professor, obrigado professora Decíola, 
Esta vitória é o resultado de um trabalho de união de todos da Ufra e nossos familiares.

DO ICIBE -SOBRE A VITÓRIA

Prezados alunos,

O Instituto Ciberespacial - ICIBE, através de sua Diretora Merilene Costa, sua Vice-diretora Nazaré Maciel e seus funcionários Adélia, Pedrinho, Suely, Inaiara, Samanta, Lúcia, Marambaia, Leonardo Hamada, Weliton, Edivaldo, Renato e Max, sente-se honrado em partilhar da felicidade da turma de Licenciatura em Computação 2009 - Águias do Saber, por mais uma vitória conquistada em sua vida acadêmica,o sorteio "Tudo para a sua formatura". Temos a certeza de que muitas outras virão. 

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer"
Mahatma Gandhi

Vocês desejaram, vocês venceram! Parabéns, vocês merecem!

Dos Alunos;


Obrigado, vocês também foram os idealizadores desta vitória, MUITO colaboraram com esse resultado. Enfim, a maior vitória disso, foi nossa união. Parabéns a vocês também.
Com muito amor e carinho,


LC-2009

Galera do Parfor tem seu Blog

Numa interface bastante colorida, criativa e comunicativa. Nossos colegas já possuem o blog desde o início do curso. Parabéns a turma do Parfor por esse grande empreendimento, visitem e compartilhem essa ideia. (wwwlcufrabelem.blogspot.com)

18 de dez. de 2011

DIA DA VITÓRIA - 16 DE DEZEMBRO DE 2011




CONFRATERNIZAÇÃO NO PARFOR

Professor Iranildo Encarnação 
Hoje a turma de Licenciatura em Computação do Parfor, que está estudando o módulo de Estrutura de dados, sendo ministrada pelo professor Iranildo Encarnação, comemorou sua festa de Confraternização, aqui no Laboratório 21, presentes alunos de todos os locais do Pará. Nossa turma se faz representada pelo Aluno Izaias Aguiar e Maressa. Logo mais enviaremos as fotos do evento, que serão cedidas pelo aluno do PARFOR, Cesar dos Anjos. 

13 de dez. de 2011

Águia ou Galinha?




Dois grandes teólogos escreveram livros com o tema a águia e a galinha, cada qual com lições distintas e muito interessantes: Frei Leonardo Boff (Ed. Vozes) e o pastor Jorge Linhares (Ed. Getsêmani). Vou me valer de textos do segundo (LINHARES, Jorge. Águia ou Galinha? 27ª Ed. Belo Horizonte: Editora Getsêmani, 2005. p. 38-52), e em seguida, comparar suas lições com o concurso público, convidando o leitor a descobrir-se "águia" ou "galinha".
"Galinha é caça. Águia é caçadora." Você olha a matéria, os livros, as provas como alguém que vai lhe destruir ou como algo que você vai caçar e vencer?
"Galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais." Animais que caçam (ao invés de serem caçados) olham para frente, para focar o que desejam. Concursandos que ficam olhando demais para os lados, para os prazeres excessivos, para os problemas não focam. Águias e galinhas nascem com os olhos "prontos", mas você pode escolher para que lado vai olhar: para o objetivo ou para os problemas, para o que traz resultados ou para o que atrapalha os resultados pretendidos.
"Galinha só enxerga de dia. Quando o sol se põe, vai para o galinheiro ou poleiro, condenada a virar canja de raposa, cachorro ou gambá. A águia enxerga tanto de dia quanto de noite." E você, estuda de noite? Vira madrugadas?
"Águia é vigorosa; galinha, frágil." Para cuidar da vida atual, para se organizar e AINDA CONSEGUIR estudar, fazer cursos, simulados etc. é preciso vigor e disposição.
"Galinha é medrosa. Águia é destemida, corajosa." Estamos voltando à questão de ser caça ou caçador, mas também ao fato de que um bom concursando não deve temer a quantidade de matéria, nem a relação candidato-vaga, nem coisa alguma que esteja entre sua situação atual e a situação pretendida.
"Quando adoece, a galinha fica de asas caídas, jururu, dependente de socorro. Ninguém jamais viu uma águia doente. Quando debilitada, reúne todas as forças que tem para refugiar-se no alto. Não fica por aí à espera de piedade. Autocomiseração não combina com a águia." E você, amigo, está esperando piedade alheia ou prefere reunir suas forçar para ir em busca do sonho?
"Galinha se alimenta de milho e restos. A águia, do alto, seleciona a presa, e desce como uma flecha sobre ela." Aqui vale o cuidado com a qualidade dos cursos que faz e dos livros ou apostilas que lê. Não se "alimente" de coisa ruim, pois faz mal! Isto também vale para suas conversas e companhias, para os programas de TV que assiste e tudo o mais que influencie sua mente e sua preparação. O lazer é essencial, mas um bom lazer.
Se você se negar a ter uma visão e um comportamento limitados como os de uma galinha, pode ter certeza que terá o melhor desta terra.
Mas ainda há mais: "O ninho de galinha é feito de pena e capim. Da águia também. Mas sob o capim e as penas, retiradas do próprio peito, a águia coloca uma camada de espinhos."
Às vezes é preciso ter, ou ao menos se lembrar, dos "espinhos" para que não nos acomodemos e para que levantemos vôo. São os espinhos da vida, as necessidades, as contas, que algumas vezes nos impulsionam para a vitória. Não é raro ver pessoas com tudo a favor não passarem... Talvez por falta de espinhos no ninho, e pessoas com "espinhos" conseguirem passar nos concursos. Não sei se os espinhos são as contas, doença, separação ou o que for, mas espinhos não são limitadores para as águias.
A galinha aceita ficar presa, a águia não. Algumas pessoas aceitam uma situação de "prisão", limitadora, enquanto outras ousam melhorar de vida. A galinha faz seu ninho ao nível do chão, sem pensar alto, coisa que uma águia não imagina. Ela voa, pensa e aninha-se no alto, que é para onde se dirige sempre.
Enquanto há várias espécies de galinha, temos na águia uma espécie rara. Concursandos organizados, estudiosos e que fazem o que é o certo são raros... e são os que passam, mais cedo ou mais tarde!
A diferença não é o que acontece com a águia ou com a galinha, mas como essas duas aves reagem ao que acontece com elas, como elas encaram sua existência e como lidam com ninhos, espinhos, alimentação, desafios etc. Por isso elas são tão diferentes.
O livro de Obadias, na Bíblia, diz "Se te remontares como a águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas..." (1.4). Este é o desafio: não importa como você foi até hoje, mas sim que se "remonte" como águia, que é o que você já é ou pode vir a ser. Para ser um concurseiro-águia, basta pensar e agir como um, pois "somos o que pensamos e fazemos".
Ponha seu "ninho" entre as estrelas: você merece.
Artigo de William Douglas retirado do site: http://www.pciconcursos.com.br/comopassar/aguia-ou-galinha-que-tipo-de-concurseiro-voce-e

2 de dez. de 2011

QUEM É QUEM...

A partir de janeiro nosso blog estará publicando, o perfil de uma personalidade acadêmica na Ufra. "O QUEM É QUEM NA UFRA". Aguardem!. 

anunciad

Posts Relacionados